Mesa Mecânica


Atribuída a Jean-François Oeben (1760 - 1761)
Não estampilhada
Estrutura de carvalho e tília
Marchetaria em pau-rosa, pau-cetim, pau-santo, amaranto, buxo e ébano; bronze dourado; laca japonesa; veludo
Nº Inv. 579

Mesa mecânica de silhueta elegante ainda ao gosto Luís XV – as pernas são ligeiramente arqueadas, o tampo recortado, as linhas ondulantes e harmoniosas. A decoração em marchetaria é geométrica e os elementos decorativos de bronze são sóbrios e contidos, próprios duma fase avançada do estilo Luís XV. Embora de dimensões mais reduzidas, esta mesa tem grandes semelhanças com outra da colecção, estampilhada por Jean-François Oeben.
O tampo da mesa, recortado e debruado por um filete de bronze cinzelado e dourado, apresenta marchetaria em madeiras exóticas com motivos geométricos - uma grade formada por losangos A cintura é tripartida e apresenta decoração em marchetaria, também com motivos geométricos, mas em “escama de peixe”, um motivo muito do agrado de Oeben. As pernas, elegantemente arqueadas, são sublinhadas por elementos decorativos de bronze cinzelado e dourado. Estes elementos decorativos, partem da cintura, em forma de cabeças de velho com longas barbas e bigodes e prolongam-se até aos pés, terminando em enrolamentos de acanto.
Tal como a outra mesa mecânica da colecção, também este tampo ao ser accionado por uma chave, recua e faz aparecer uma estante ladeada de dois compartimentos que abrem em aba. A funcionalidade e versatilidade destes móveis mostram bem a busca de conforto e ao mesmo tempo a sofisticação da sociedade da época.
Esta mesa encontrava-se no grand salon do Palacete da Avenida d’Iéna, em Paris.


Fonte: Museu Gulbenkian

0 comentários:

Postar um comentário