Sagrada Família e Doadores

Vittore Carpaccio (c. 1465-1525)
Veneza, 1505
Têmpera e óleo (?) sobre madeira
90,1 x 133,9 cm
Inv.º 208

A obra, que tem como tema central a Adoração do Menino, é considerada um dos mais notáveis trabalhos do artista e data de 1505. Na cartela, situada na base da tábua, pode ler-se a inscrição VICTOR CARPATHIUS/MDV.
Os doadores, seguramente individualidades proeminentes da sociedade veneziana, são representados de forma realista, à escala das personagens sagradas. Esta forma de integração na cena é testemunho de uma prática figurativa generalizada a partir do século XV e que reflecte, inequivocamente, a penetração de valores humanistas na arte. O Menino, despojado de atributos divinos, assume, no centro da composição, uma dimensão terrena.
Carpaccio representa o episódio recorrendo a uma série de planos narrativos autónomos que, definidos num cromatismo rico e luminoso, desenvolvem o espaço em profundidade. Este é pontuado por pormenores minuciosos, como a “mobilidade” da sequência intermédia de cavaleiros, que acrescentam ao conjunto a reconhecida fantasia inventiva do artista. A atmosfera tranquila, de sugestão lírica, reforça a harmonia do universo evocado.

0 comentários:

Postar um comentário